Mudando o Cotidiano - Ensino e Pesquisa


Decorridos 20 anos da idéia original (1), foi em 19/12/1912 (data dos 59 anos da emancipação estadual) a fundação da Universidade do Paraná, por iniciativa de notáveis figuras residentes em Curitiba, liderados por Nilo Cairo da Silva (Médico e Engenheiro Militar) e Victor Ferreira do Amaral (Médico). Seu primeiro ano letivo foi em 1913, com vários cursos, incluindo Engenharia. Funcionou como entidade privada até ser federalizada a partir do ano letivo de 1951 (2) e passar a ser denominada de Universidade Federal do Paraná (UFPR), com gratuidade de ensino. É considerada a mais antiga instituição brasileira concebida como universidade ainda em atividade, tendo funcionado ininterruptamente durante todo o seu tempo de vida de forma unificada, apesar de ter que se adequar às exigências legislativas em vigor em épocas que a lei restringia a constituição de universidades no país.


Edifício Central (2012): Outrora apelidado “Palácio da Luz”, está situado em Curitiba, na Praça Santos Andrade. Funciona desde 1914, porem passou por ampliações e remodelações desde então. O nome original foi mantido em sua fachada.


_____
1-Conta-se que o historiador José Francisco da Rocha Pombo (1857/1933) teria sido o pioneiro da idéia de constituição de uma instituição de ensino superior no estado, em 1892.
2-Lei 1.254 de 04/12/1950: Art. 3º - A categoria de estabelecimentos diretamente mantidos pela União compreende: I - Todos os estabelecimentos integrados presentemente na Universidade do Brasil e nas Universidades de Minas Gerais, do Recife, da Bahia, do Paraná e do Rio Grande do Sul...

Primeira matrícula
O primeiro aluno a matricular-se na recém criada Universidade do Paraná foi Oscar Joseph de Plácido e Silva (1892/1963). Fez o curso de Direito e posteriormente (1919) foi co-fundador, ao lado de Benjamin Lins, do jornal “Gazeta do Povo”.

Em 1959 foi criado o CEHPAR, posteriormente batizado Centro de Hidráulica e Hidrologia “Professor Parigot de Souza”. Hoje referência mundial em sua área de atuação, foi responsável pelos estudos e pesquisas de aproveitamentos hidrelétricos e projetos das grandes usinas paranaenses, incluindo ensaios em modelos reduzidos.

Só em 1964 (3)  que por carência de profissionais da área de engenharia elétrica a UFPR em colaboração com o governo paranaense e sua empresa estatal Companhia Paranaense de Energia (Copel) criou o curso de Engenharia Elétrica, ênfase Eletrotécnica, voltado para as necessidades da companhia (sistemas elétricos de potência), que iniciava uma arrancada no desenvolvimento da infra-estrutura de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica no estado.

Similarmente, em 1976 foi criada a ênfase de Telecomunicações, para atender a demanda da Companhia de Telecomunicações do Paraná (Telepar), estatal estadual que havia sido incorporada pela Telebrás em 1975. Mais tarde, em 1982, com a industrialização da cidade de Curitiba a partir da implantação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) mais uma ênfase foi oferecida: Eletrônica.

Em 1979 foi concebido o Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento (LAC), convênio entre a UFPR e a Copel para dotar o estado de um laboratório capaz de realizar estudos, pesquisas, ensaios, medições, etc, voltado às diversas áreas da eletricidade (inclusive alta tensão) e eletrônica e foi inaugurado em 1982. Em 1997 foi criado o LACTEC - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, em 1999 o LACTEC assumiu o LAC e em 2000 o CEHPAR. Hoje há cerca de uma dezena de cursos de ensino superior na área da eletricidade no Paraná, sendo que na capital se concentram aproximadamente a metade deles, e os demais se espalham pelas diversas regiões do estado (universidades e faculdades federais, estaduais e privadas).
_____
3-O curso foi autorizado em fins de 1964 (conforme relatório da comissão designada de 25/11/64) e foi fixado 20 vagas para 1965 (terceira ano) aos alunos do ciclo básico (dois anos concluídos) de Engenharia (Mecânica e Civil). Em 1965 houve a instituição do curso (resolução 6 de 17/02/1965) com a definição das disciplinas para os 3°, 4° e 5° anos. Em 1966 foi criado o Departamento de Engenharia Elétrica e em 1967 houve a graduação da primeira turma.